Museu de Teatro em São Paulo

O que é este projeto?

Este é um projeto de doutoramento em museologia, na Universidade Lusófona de Lisboa.

O projeto é a elaboração de um Museu de Teatro na Cidade de São Paulo. É um exercício acadêmico, apenas, sem comprometimento nem com a USP, nem com a Vila Maria Zélia, nem com a Prefeitura. Ninguém me prometeu nada e nem eu prometi nada a ninguém. (risos)

O projeto é um estudo de como seria ter um Museu de Teatro na Cidade, incluíndo o Museu do Theatro Municipal, nos baixos do Viaduto do Chá e nas dependências da Vila Maria Zélia.

Veja mais detalhes:

Título: Elaboração e Viabilidade de um Museu de Teatro na cidade de São Paulo
Projeto apresentado por Fausto Viana
Orientação: Profa.Dra. Maria Cristina Bruno

APRESENTAÇÃO DO TEMA CENTRAL DA TESE

Trata-se da elaboração de um Museu de Teatro, nas dependências da Vila Maria Zélia, e nos baixos do Viaduto do Chá, na Cidade de São Paulo. O Museu buscará, através de suas atividades, trabalhar em conjunto às comunidades com que interage na sua área de atuação, identificando, preservando e ampliando a discussão sobre o patrimônio público nas diversas facetas que o projeto irá apresentar. Um exemplo é o que diz respeito diretamente às suas coleções de teatro (cujas diretrizes deverão ser determinadas por grupos e não por uma pessoa) e aos prédios da Vila Maria Zélia, que são eles próprios uma estrutura que deve passar do questionamento de patrimônio para herança.

Os esforços de criação e identificação em todas as instâncias deverão ser reforçados para beneficiar as gerações contemporâneas e as futuras, para seu uso, expansão de conhecimento e fruição do fazer artístico, nos significados que pode atingir nas duas disciplinas de base: o teatro e a museologia.

O projeto deseja cruzar as necessidades de várias comunidades envolvidas nesta discussão, apontadas aqui inicialmente por serem fundamentais. Ao longo do trabalho, novas instituições devem surgir.

As variáveis do Programa Museológico são até o presente momento:

Universidade de São Paulo, representada pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (CAC ECA USP). A proposta é um museu universitário, aberto para ensino, pesquisa e extensão de atividades à comunidade;

Divisão de Iconografia e Museus do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (DIM/DPH) da Prefeitura do Município de São Paulo. Responsável pelo Museu do Theatro Municipal e pelos museus da Prefeitura.

Museu do Theatro Municipal de São Paulo. Uma instituição já existe, há mais de 30 anos, que está passando por renovações.

A administração do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. O INSS é o dono dos imóveis da Vila onde vai acontecer o projeto do Museu de Teatro.

A Vila Maria Zélia, propriamnete dita, e todos os seus moradors, vizinhos, etc.

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Elizabeth Azevedo said, on 02/19/2010 at 18:49

    Qual seria, exatamente, o acervo incial desse museu?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: