Museu de Teatro em São Paulo

Outros museus de teatro pelo mundo

MUSEU NACIONAL DO TEATRO, em Lisboa:

Já estive lá em pesquisa e você vai adorar- as coleções são incríveis, as pessoas atendem muito bem, as bibliotecáris são atenciosas. A casa, por si só, já vale a vista,sem contar também no parque que une este Museu ao Museu Nacional do Traje. Uma experiência ótima! Ah,sim, e tem um restaurante que é bem simpático.

A experiência desta visita- a este museu e muitos outros- está no Relatório do meu pós-doutorado, em:

Parte 01
(respire, pois pode demorar um pouco para baixar)

Parte 02

O link do museu é http://www.museudoteatro-ipmuseus.pt

MUSEU DO TEATRO DE MOULINS, OU MUSEU DO TEATRO DA FRANÇA, OU MUSEU DE DAR MUITA INVEJA EM QUALQUER UM, OU MUSEU QUE RECEBEU O QUE DEVIA, OU…

Olha, a introdução já disse tudo, não é? Fiquei estupeto com este museu. Abestalhado. Impressionado. Tudo. Porque o museu foi pensado em 12 anos, porque consumiu 22 milhões de euros na fase final, porque foi um trabalho conjunto da federação com o estado e o município, porque tem doze prédios, sendo que o central é um quartel do século XVIII, porque o curador é o Christian Lacroix, porque é lindo, emocianante e tem acervos da Comedie Française, da Biblioteca Nacional da França, do Jean Vilar, da Karinska, de todo mundo, do Bakst…

Ah, sim, o restaurante é muito caro. Que bom achar uma coisa ruim. Mas a comida é bem gostosa…Não vá a pé, vá de carro ou pegue um táxi na Estação de Trem. É longe. Da estação. E de Paris, cerca de duas horas. O Relato desta visita está aí em cima, no Relatório do Pós-doutorado.

O link é este para o museu: http://www.cncs.fr

MUSEU DALI NO TEATRO DE FIGUERES

Este museu foi elaborado pelo Salvador Dali EM um teatro que queimou. Vá visitar, pois a experiência, mesmo virtual, já vale.

O link é: http://www.salvador-dali.org/museus/figueres/index.html

MUSEU DE TEATRO DO CANADÁ

Você já viu alguma coisa feita pelos canadeneses que não seja bem legal? Pois é, é o caso deste museu, que está aqui: http://www.theatremuseumcanada.ca

MUSEU DO TEATRO DE NOVA YORK

O site anda péssimo, mas as coleções são incríveis, como era de se esperar…

Aqui: http://www.thetheatremuseum.org/

MUSEU DAS MARIONETES DE TAIWAN

Espetacular, visite! Tudo muito bem feito, a museografia é incrível. Não sei o atendimento.

http://www.taipeipuppet.com/english/about.html

MUSEU DAS MARIONETES DE AUGSBURG

Já que falamos disso, veja mais um museu de marionetes.

http://www.augsburger-puppenkiste.de/

MUSEU BAKRUSHIN

Ao falar este nome, curve o corpo três vezes em homenagem ao empresário Bakrushin, que fez a maior coleção particular de então de teatro. Para se ter uma ideia do prestígio da coleção – e do homem- nem os comunistas interferiram no museu quando fizeram a revolução. Que tal?

O acervo é impressionante e mesmo sem falar russo dá para acessar muitas coisas legais no site. Em inglês, veja aqui: http://all-moscow.ru/culture/museum/teatral/teatral.en.html

CASA MUSEU STANISLAVSKI

Essaé incrível, com tantas histórias… Emoção forte o tempo todo, não deixe de ir visitar quando for a Moscou, que é logo ali, mesmo.

Antes de ir, visite o site, em russo: (o em inglês não funciona…)
http://all-moscow.ru/culture/museum/stanisl/stan.ru.html

MUSEU DE TEATRO DA AUSTRIA

Olha, francamente é assim: estive lá no meio da reforma do magistral Palácio Barroco Lobkowitz, que é tão chique (no sentido de qualidades históricas e de monumento) que até o Beethovem tocava lá. Mas a visita não poderia ser pior- a exposição estava muito ruim, mesmo. Mas eles avisavam, claro: olha, o museu está em reforma e estamos com exposições fracas, quer entrar mesmo assim? Bonito isso, não é? Eu entrei e depois me arrependi, porque este acervo é dos mais valiosos do mundo, com cerca de dois milhões de itens.

Procurava desesperadamente ver o material do Max Reinhardt, inclusive a maquete do Sonho de uma noite de Verão em palco giratório. Que eles têm. Enfim, vá lá e depois conte, por favor. Não sei quando na vida vou ter dinheiro para ir lá de novo.

Eis o link: http://www.khm.at/nocache/en/austrian-theatre-museum/

O MUSEU DO TEATRO DO CASTELO BARROCO DE CESKY KRUMLOV

Vá. Na primeira oportunidade, vá.

Cesky Krumlov é uma espécie de condado na República Tcheca, uma cidadezinha distante três ou quatro horas de Praga.

O local tem um castelo e nele um teatro barroco com algumas peças de museu. Não é só museu, não é só coleção de têxteis, enfim, é uma coisa meio híbrida.

Mas vá, a visita vale muito. A cidade tem encantos nunca vistos antes. Visite tambem- puxa, você já vai estar lá- a Casa Museu do Munch, o pntor de O grito, lembra? Ele é de lá!

Mas não vá no inverno, que aquilo tudo fecha, porque o frio é tremendo. Vá no verão- o bom humor deles é contagiante.

Veja no link, dá para fazer um tour virtual do teatro:

http://www.castle.ckrumlov.cz/docs/en/zamek_5nadvori_bd.xml

MUSEU DO TEATRO DE BEIJING NA CHINA

Viste este site super simples, mas que traz algumas fotos do museud e teatro de Beijing, que foi construído em um teatro de 1830.

O site em inglês é: http://www.chinamuseums.com/beijing_theater.htm

MUSEU DO TEATRO DE ARTE DE MOSCOU
Este existe desde1923, e é constituído pelos acervos pessoais de Stanislavsky, Nemieróvich-Danchenko e outros artistas. Em 1969, virou museu nacional. Além dos documentos históricos, tem trajes e maqutes das epças do TAM e outros itens ligados à Memória do TAM. Eles têm um departamento de manuscritos e coleções de livros, que você pode consultar, na Biblioteca. Eu consultei.

A casa Museu Stanislavski (sensacional, com tudo aquilo) e o apartamento de Nemieróvich-Danchenko (visitei, é inpressionante) são anexos do museu, na cidade.

Veja este link: http://www.mxat.ru/english/history/

e este também:

http://all-moscow.ru/culture/museum/mhat/mhat.ru.html

MUSEO NACIONAL DEL TEATRO, em Buenos Aires

Pois é, estive lá e gostei bastante. Mas eles não têm site na Internet ainda. Fica na Avenida Cordoba, dá para ir a pé do Colón. Vé e depois viste o Museu da História do Traje da Argentina. O link para esse é:
http://www.funmuseodeltraje.com.ar/museum.html

Não dá para ir a pé.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: